sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O ENCONTRO COM DEUS: CONSEQUÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES


Is. 6: 1-8

O profeta Isaias viveu em Judá, no séc. VIII a.C., e exerceu seu ministério entre os anos 740-701 a. C. Em um momento crucial de sua vida e da vida de seu povo, os judeus, ele perdeu seu amigo, o rei Uzias, que desobedeceu a Deus (2Cr. 26: 16-23).


Isaias vai ao templo, quem sabe em busca de respostas para tudo àquilo que estava acontecendo e lá o SENHOR se apresenta a ele sentado em um trono. Com isso Deus mostra que o trono de Israel havia ficado vazio, mas o trono do universo nunca está vazio (6:1). Além de apresentar esta verdade a Isaias este encontro produz algumas mudanças na vida do profeta, mudança estas que devem acontecer na vida de todo aquele que se encontra verdadeiramente com Deus.


Como saber se você se encontrou com Deus de verdade? Preste atenção nos resultados. O encontro com Deus produziu em Isaias:


a) O Auto-conhecimento (5a). A visão de Deus mostrou ao profeta qual a sua verdadeira situação. Mostrou que ele era um pobre pecador, morto nos seus delitos (Ef. 2:1-6), quebrantou seu coração e o conduziu ao arrependimento. Não. Isaias não teve vontade de tocar nas vestes de Deus, como muitos hoje têm cantado, ele não fez menção de se aproximar. Ele entendeu que não tinha condições. É assim. A presença verdadeira de Deus tem que revelar quem nós somos (Lc. 5:8), mostrar que precisamos desesperadamente da graça de Deus (Rm. 3:23). Isaias passou a saber quem era depois que teve noção da presença de Deus, de Quem Deus era. Entendeu que não podia salvar a si próprio.


b) Conhecimento dos outros (5b). A visão de Deus fez outra coisa em Isaias, fez o profeta atentar para as outras pessoas que o cercavam. Fez ele ter consciência de que a sua vizinhança estava perdida também (Rm. 3:10). As pessoas que o rodeavam precisavam tanto de Deus quanto ele. Elas não poderiam lhe salvar, não poderia recorrer a ninguém. Isto também é algo que precisamos nos perguntar hoje, se a presença de Deus nos faz entender a situação das outras pessoas, se nos faz ter misericórdia delas e querer ajuda-las, porque a situação das mesmas é de pecado e morte.


c) Disposição para o serviço (6-8). O cenário estava completo. Isaias sabia o quanto era pecador, sabia que as pessoas que o cercavam eram também, e Deus sempre age na hora certa. Deus o chama e perdoa, purifica. A vivencia dessas situação deve nos levar atitude como a que Isaias teve: buscar ser o mensageiro de Deus para levar a outras pessoas antes perdidas como nós o perdão que só Deus pode dar. Deus perdoou Isaias e o convocou para uma missão: anunciar a sua palavra. O profeta se dispõe a ser a boca de Deus onde Ele o mandasse.


Será que quando sentimos a presença de Deus isto está nos levando a saber o quanto somos necessitados de perdão? A Sua presença nos faz querer ajudar as outras pessoas com a mensagem de Deus? E a visão de Deus nos faz dispostos a fazer Sua vontade? Fez isso tudo em Isaias.


O encontro com Deus que todos nós cristãos dizemos ter tido deve ter conseqüências em nossas vidas e no jeito de vivê-la: quebrantamento, entendimento de como os outros precisam de nós e disposição para a pregação. Isso tem que está em nossas vidas sob pena de não termos nos encontrado com o verdadeiro Deus.


Você se encontrou com Deus? As conseqüências em sua vida vão dizer isso.

Pr. Joelson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário