sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

SANTIDADE


"Farás também uma lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de sinetes: Santidade ao SENHOR... E estará sobre a testa de Arão" (Êx. 28: 36, 38ª).


A palavra “santo” significa literalmente: “separado” ou “colocado a parte”. Somente Deus é santo integralmente, essencialmente. Puro ao ponto de não poder contemplar o mal (Hc. 1:13). Ele é todo-luz e perfeição (1Jo. 1: 5-7). Ouvimos sempre dizer que os que servem a Deus devem ser santos, mas isto é realmente uma exigência? Existem motivos pelos quais os cristãos devem ser santos? Existem sim, e quero mostrar alguns para você:


a) Santidade, uma exigência do Senhor (Lv. 11:44-45). A pureza essencial de Deus o leva a exigir santidade do seu povo, para que então posso ter comunhão com eles. Deus não tem intimidade com quem não procura a santidade e vive na prática do mal (Mt. 7: 21-23). Quem o segue têm que procurar imitá-lo (Ef. 5:1). A busca pela perfeição é uma meta imposta pelo próprio Cristo (Mt. 5: 48). As leis do Senhor na Nova aliança são escritas nos corações dos salvos para que eles possam ter essa santidade requerida por Deus (2Co. 3:3), e que é uma característica do que nasceu de novo e se chama filho de Deus (1Pd. 1: 14-16).


b) Santidade, um chamado (Rm. 1:7; 1Co. 1:1-2). Nas Escrituras os salvos são designados de “chamados”. Dentre outras coisas, um dos objetivos desse chamado do Senhor é para a santidade. Ela é uma das metas para a qual Deus vocaciona seus filhos. É um lugar onde temos que chega, um ponto a atingir. Ponto este estabelecido pelo próprio Deus, aquele que chama e estabelece a meta.

c) Santidade, condição imprescindível (Hb. 2: 14). Ao lermos este texto de Hebreus entendemos porque Deus insiste na santidade dos seus. Sem santidade estamos separados dEle para sempre. Só pode permanecer na presença do Senhor, que é santo por excelência, aquele que busca separar-se do mal e viver uma vida de comportamento ilibado. A ética e a moral devem ser perseguidas pelo fiel a todo custo (Sl. 24: 3-6).


É por coisas assim que precisamos fazer uma reflexão sobre nossa conduta como cristãos. Com o a igreja brasileira tem encarado este tema da santidade. Será que ser santo é apenas não usar isso ou aquilo, não fazer isso ou aquilo, e viver uma vida de falatório do próximo, sonegação de impostos, compra e venda de cd e dvds piradas? É isso o que um cristão deve fazer? Se não porque nas igrejas isso vive acontecendo e ninguém disciplina ninguém? Será que em nome de uma pretensa maturidade espiritual vale tudo? Crente tomando bicada por barzinhos, irmãzinhas indo para a igreja vestidas como quem vai para o fuá?



Devemos fazer algumas perguntas para nossa alma: estamos vivendo em santidade? Com quem andamos; o que escutamos; o que assistimos; o que conversamos; o que fazemos; o que pensamos? Deus tem encontrado em nós santidade em tido isso? Somos exemplo?



Querido, preserve seu coração puro, sua vida pura, sua comunhão com Deus depende disso (Pv. 4:23). Faremos bem se atentarmos para as palavras de Paulo: “Portanto, quer comais , quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co. 10:31).

Pr. Joelson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário