sexta-feira, 5 de abril de 2013

1a CONSULTA SOBRE OS QUILOMBOLAS DO BRASIL

Foto oficial


Por Joelson Gomes
Editor do Blog 


Os dias 04 a 06 deste mês (04/13) foram separados para um acontecimento de grande importância: a 1ª Consulta Quilombolas do Brasil, fato que aconteceu na Escola de Missões Transculturais da Missão JUVEP (Cabedelo/ PB), sob a coordenação de Ronaldo Lidório (Projeto Amana) e Paulo Feniman (Missão MIAF), com a participação de mais de 50 pessoas de vários Estados do País. Pelo Seminário Congregacional participaram o Pr. Joelson Gomes e o Pr. Bartolomeu Lopes. 

Quilombola são grupos étnico-raciais, segundo critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas e com ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida (Definição do Ministério do Desenvolvimento Social).


Vista geral
No Brasil existe hoje um numero não dimensionado de comunidades quilombolas. O Ministério do Desenvolvimento Social identificou a existência de 3.524 comunidades quilombolas no Brasil, e esses dados são de 2010. O programa quilombola emitiu relatório em 2009 estimando mais de 3.000 comunidades, sendo apenas pouco mais de 500 oficialmente reconhecidas pelo governo.


Segundo o IBGE com dados de 2010 havia 477 comunidades quilombolas oficialmente reconhecidas como comunidades tradicionais distribuídas assim:

    Nordeste: 24
    Centro-Oeste: 66 
    Sul: 06 
    Sudeste: 45
    Norte: 112


Reconhece-se, porém que os dados são apenas chamativos e a quantidade comunidade é bem superior. 


É o mais grave é que é possível que haja mais de 2.000 comunidades sem presença de uma igreja evangélica, e o numero de missionários trabalhando com essas comunidades é ínfimo. Com todos os dados apresentados na Consulta ficou muito claro o desconhecimento do que seja Quilombola, e que a igreja brasileira está dormindo com respeito a essas pessoas.


Tentando minorar esta situação de crise foi criada na Consulta a Aliança Evangélica Pró- Quilombola do Brasil, ficando Sérgio Ribeiro (Igreja Congregacional/JP e diretor da Missão JUVEP) como representante, e Daísa Alves (Igreja de Cristo/RN), como coordenadora de comunicação. A Aliança envidará esforços para mobilizar a igreja no Brasil, convocando-a com uma carta aberta para o desafio quilombola. Também trabalhará na promoção de eventos e confecção de material didático sobre o assunto.


Sabendo disso e do grande trabalho que teremos pela frente, devemos confiar em Deus e orar muito por esta causa. Assim, você que está lendo este texto ore:


  • Para que a Aliança Evangélica Pró-Quilombolas do Brasil tenha uma ação eficaz entre os Quilombolas;
  •  Ore para que aja um despertamento na igreja brasileira na obra de missões entre os Quilombolas;
  • Ore para que aja plantação de comunidades evangélicas entre essas comunidades;
  • Ore para que aja despertamento entre seminários evangélicos para investir na evangelização destas comunidades;
  • Ore para que não aja ações políticas 
  •  que impeçam a pregação do evangelho de Jesus nessas comunidades.


Ronaldo Lidório
O Senhor da Seara chama para a seara, vamos atender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário